Começar a constelar – Brigitte Champetier de Ribes – 2010

Este livro é muito organizado, claro e didático, assim como todas as obras de Brigitte Champetier de Ribes. Foi lançado em 2010 com o objetivo de ajudar na formação e aprimoramento dos consteladores. Como o título informa, é um livro que explica o passo a passo de uma constelação e oferece explicações extremamente valiosas para os consteladores.

Principalmente na primeira parte, disponibiliza muitos exercícios práticos que permitem ao constelador se aprimorar e verificar onde pode melhorar, sugerindo passos para superar uma ampla gama de dificuldades que podem ser vivenciadas na prática terapêutica. 

Brigitte inicia ensinando sobre a checagem ou verificação interna e as etapas para centrar-se: estar presente, estar em sintonia com os demais e com o movimento do espírito. Observa que a análise transacional ajuda a identificar os momentos em que estamos na irrealidade e ajuda a centrar-se no estado adulto. 

Explica que, durante a formação em constelações, passamos por uma purificação. A pessoa se põe em marcha no caminho do crescimento pessoal, aprendendo a viver as ordens do amor, sintonizando com o amor do espírito. Nesse processo, o constelador vai adquirir um olhar sistêmico. Torna-se capaz de ver que toda solução é sistêmica e beneficia a todos.

Explica que a reconciliação se produz, graças à adesão ao assentimento a tudo como é e a todos como são e, ao mesmo tempo, graças à conexão do constelador e do representante do cliente com algo maior.

Na segunda parte Brigitte trata da constelação. O livro é bastante detalhado no passo a passo do momento anterior, durante e após a constelação, orientando o constelador sobre manter-se centrado e de forma a estar guiado pelo movimento do espírito, evitando a transferência e contratransferência.

Brigitte faz a valiosa ressalva de que a constelação familiar não resolve as dificuldades para soltar o passado, o rancor ou os jogos psicológicos. Ela nos libera do influxo dos antepassados, nos põe na força. Porém, para conseguirmos nos colocar no estado adulto, por vezes temos que recorrer às terapias individuais.

Há muitas explicações e comentários valiosos para compreender profundamente as constelações familiares. Nos anexos há um compilado de conhecimentos sistêmicos aprofundados e ainda explicações resumidas sobre os Estados do eu segundo a Análise Transacional. A linguagem é sempre clara, objetiva e com exemplos para facilitar a compreensão. Brigitte também presenteia o leitor com uma lista de frases sanadoras correspondentes a diferentes  sensações corporais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *