Nesse segundo livro da trilogia “Ordens do Sucesso”, Hellinger apresenta compreensões abrangentes sobre as relações nas empresas e na profissão. Esse livro de cerca de 130 páginas se baseia em cursos ministrados em diferentes países, nos quais Hellinger explica as dinâmicas sistêmicas presentes em diferentes casos relacionados ao trabalho e às empresas.
As primeiras 30 páginas nos presenteiam reflexões sobre profissão, trabalho, a colheita e os benefícios – uma analogia ao que a empresa produz ou oferece e o dinheiro e benefícios que recebemos em troca. Aborda temas como sucesso, olhar adiante, bondade, profundidade, criatividade, pobreza, autonomia e cooperação.
Na sequência, apresenta casos a partir de cursos que ministrou para empresários, nos quais dá orientações sobre superação de dificuldades, relacionamento com os funcionários, bem como uma nova maneira de ver o lucro. Trata do sucesso e do relacionamento com a empresa como espelho do relacionamento com a mãe e, sobretudo, como serviço à vida. Hellinger pergunta: a quem serve a empresa? Ao analisar os casos, explica as atitudes que levam ao fracasso e esclarece os passos decisivos para o êxito.
Os temas são bastante variados. A abordagem é profunda e apresenta uma compreensão inovadora sobre diversos temas com os quais as empresas lidam. Há casos de empresas que representam alguém do sistema familiar – ou seja, para o proprietário, a empresa representa algum excluído do sistema. Em outros casos, o movimento está para o menos, para a morte, ao passo que uma empresa precisa crescer para mais vida. Trata das ordens da hierarquia, do pertencimento ao todo e do dar e tomar nas empresas; diferentes dinâmicas sistêmicas envolvendo empresas familiares, inclusive herdadas; a importância de incluir os excluídos, desprezados ou esquecidos tanto da família do empresário e quanto da empresa; o que acontece nos relacionamentos na empresa quando se demitem funcionários; e outros diversos temas.
Ao longo de todo o livro, Hellinger mostra de que maneira nossos relacionamentos, compreendidos no âmbito sistêmico, influenciam diretamente nosso sucesso ou fracasso, e mostra caminhos de solução.